Skip to main content

09 mitos sobre a corrida

Artigos, Corrida 0 Comment

Pisada-Pronada-ArtigoVocê já deve ter escutado alguém comentar que usar agasalho durante o treino ajuda a perder peso mais rápido, mas, saiba que não é porque uma pessoa usou e funcionou com ela que você vai usar e emagrecer também. Muito pelo contrário, isso pode até prejudicar sua saúde e seu desempenho nas provas.

Mas, para que você tire as suas dúvidas sobre o que é mito no mundo da corrida, listamos alguns dos mais comentados:

1 – Correr causa flacidez:

Isso é mito, pois a flacidez é causada pela perda de substâncias da pele, principalmente pela derme. A corrida é uma actividade praticada ao ar livre e exposta ao sol, por isso, com o passar do tempo, pode causar alguns danos à pele. Mas, para evitar isso, basta se proteger dos raios UV usando protetores adequados que agem no combate aos danos causados pela exposição ao sol.

2 – Correr causa envelhecimento precoce:

Não é verdade. Porque, sem exageros, nenhuma actividade física resulta em envelhecimento precoce. Pelo contrário, uma alimentação equilibrada, o uso correto do protetor solar e treinos em horários adequados ajudam a retardar os efeitos do tempo. Sem falar, que ter um hábito saudável traz benefícios que deixam os sinais de envelhecimento cada vez mais distantes.

3 – Para condicionar mais rápido, é preciso correr todo dia:

Esqueça. Saiba que o descanso é fundamental no processo de condicionamento físico. Uma rotina de treinos diários pode causar uma sobrecarga na musculatura e resultar em lesões musculares, que irão interromper sua rotina de treinos, retardando a melhora do seu desempenho.

4 – Não comer acelera o emagrecimento:

Essa técnica é um procedimento totalmente errado. Pois, ficar sem comer não tem nenhum ponto favorável, pode diminuir seu metabolismo e dificulta a tão desejada perda de peso. Além disso, após passar um tempo sem comer, é comum notar que o indivíduo se alimenta mais do que o necessário, causando uma compulsão alimentar. Para ter uma boa dieta é preciso comer fracionadamente e na quantidade certa.

5 – Correr agasalhado ajuda a perder peso:

Não. Essa é uma das práticas mais erradas e perigosas que algumas pessoas cometem na corrida. Muitos já ouviram histórias de quem correu agasalhado e diz que perdeu peso. Pois bem, realmente se você correr agasalhado e pesar-se em seguida, verá uma diferença de peso, mas trata-se de um princípio de desidratação, ou seja, você “perde” líquido, fazendo com que sua massa corporal diminua e isso não é saudável.

6 – As cãibras ocorrem sempre por falta de potássio:

Não é só por falta de potássio que ocorrem as cãibras e sim, também, por outras substâncias que estão envolvidas no processo, bem como o nível de condicionamento do atleta e influências patológicas. Assim, a falta do potássio até pode, em alguns casos, ser a causa, mas essa relação nem sempre é verdadeira.

7 – A corrida prejudica seu sistema esquelético:

A corrida não traz prejuízos ao sistema esquelético se o atleta estiver dentro do seu peso e com calçado adequado. Mesmo porque, hoje já se sabe que o impacto produzido pela actividade ajuda na deposição de cálcio nos ossos, fortalecendo-os. Portanto, fique atento ao seu tipo de pisada, para saber qual calçado é o mais adequado.

8 – Correr carregando pesos ajuda a condicionar:

Nunca, pois cada coisa tem o seu tempo e os pesos desequilibram o corpo, fazendo com que você corra com a postura errada. O certo é fazer um fortalecimento muscular, deixando especificados os dias para corrida e os dias em que o exercício de fortalecimento é necessário. Não tente pular etapas com tornozeleiras ou segurando pesos.

9 – É bom secar o suor durante a corrida:

Não é o recomendado, porque poucos sabem, mas a função do suor está relacionada à manutenção do resfriamento da pele, pois é de vital importância que esta pele não esteja aquecida para que haja a perda de calor do corpo para o meio ambiente. Por isso, não se deve secar o suor, pois a sudorese (liberação de suor) é o maior mecanismo de regulação da temperatura corporal.

Fonte: www.o2porminuto.com.br

Related Posts

Nade em águas abertas sem medo

Você é daqueles nadadores que se sente um peixe na piscina, mas quando precisa encarar...

Benéficios da endorfina

Entenda os efeitos que a substância liberada durante a corrida provoca no organismo e porque...

Treinar todos os dias pode prejudicar sua performance

A empolgação durante os treinos é importante para se manter focado e completar, sem falhas,...

Leave a reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Preencha o campo *