Skip to main content

09 leis do treino psicológico

Artigos, Corrida 0 Comment

171679135571058251Um dos pioneiros em treino de Ultramaratona, Arthur Newton, ele próprio um atleta vencedor nesse desporto no início do século. Em um de seus livros deixou algumas informações, chamadas por NOAKES (1991), como “As 9 Leis de Newton”. Aqui estão elas:

Lei 1 – Treine frequentemente durante o ano inteiro. Nos dias de hoje isso torna-se uma redundância, mas no início do século os atletas não costumavam treinar diariamente durante o ano inteiro.

Lei 2 – Comece gradualmente e treine suavemente. Nesta lei, Newton propunha que o treino mais efectivo era correr longas distâncias em ritmo confortável e não competir nos treinos.

Lei 3 – Treine primeiramente por Distância (Somente posteriormente por Velocidade). Newton dizia que a velocidade era algo praticamente nato e que o atleta carecia de endurance.

Lei 4 – Não estabeleça um plano diário de treinos, e sim um esquema semanal. Com esta lei, Newton introduziu o conceito largamente utilizado hoje de “Ouvir o corpo”. Se o atleta ficar muito preso a planos diários rígidos, poderá se sentir “obrigado” a completar determinado treino em um dia em que não estiver em condições, e deixar de fazer outro determinado treino em um dia que estiver melhor, apenas por não estar no plano original.

Lei 5 – Não competir nos treinos. Aqui Newton dizia que não se devem executar os treinos competitivamente. Os maiores esforços tanto em termos de distância, quanto em termos de intensidade devem ser reservados para a competição para a qual o atleta está treinando. Nos treinos, ou se pratica a distância próxima àquela da prova alvo, obviamente em um ritmo mais lento, ou o mesmo ritmo pretendido para a competição, por uma distância menor.

Lei 6 – Especialize-se. Nesta lei Newton queria dizer que o atleta que quisesse obter resultados em longa distância deveria ter a corrida como primeira preocupação, vindo o trabalho, lazer, vida social e até vida social em segundo plano.

Lei 7 – Não Overtreine. Talvez um dos pontos mais delicados seja regular o treino de modo a permanecer no lado seguro da linha limítrofe. A mínima overdose, se mantida irá certamente levar a algum tipo de problema.

Lei 8 – Treine a Mente. Faça sua mente saudável e isso fará o restante. Sucesso depende muito mais daquilo que você faz com sua mente do que de qualquer outra coisa.

Lei 9 – Descanse antes da Corrida. Você deve cortar todos os treinos extenuantes, pelo menos nas 3 últimas semanas que antecedem a prova, reservando o máximo de energia possível.

Fonte: www.webrun.com.br

Related Posts

Lesões em triatletas

Poucos estudos determinam o perfil de lesões apresentado por atletas de triatlo. Um estudo de...

Alternativas para quem não gosta de musculação

Musculação, adorada por uns e odiada por outros. Música alta, tempo para revezar aparelhos e...

Quando se deve preparar para a próxima maratona?

Acaba de correr uma maratona e sente-se estupendamente bem. Não obstante, isto NÃO significa que...

Leave a reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Preencha o campo *