Skip to main content

08 formas de substituir o Gel de hidrato de carboidrato

Assuntos, Nutrição 0 Comment

melancia-2Quem se dedica a provas de corrida de rua mais longas sabe da importância que o gel de carboidrato tem para o corredor. Sua principal função é manter a glicemia em alta e poupar o glicogênio muscular, sendo o carboidrato o melhor nutriente para isso.

É ele, aliás, que dá a energia necessária para continuar firme nas passadas. O corpo conta com um estoque de carboidrato que dura, aproximadamente, 60 minutos de atividade física.

A partir disso, é preciso repor o estoque, para que você mantenha o rendimento, evite a fadiga e a perda de glicogênio muscular. A Sociedade Brasileira de Medicina Esportiva preconiza o uso de cerca de 30g a 60g de carboidratos, para cada hora adicional de atividade. Ou seja, a cada meia hora, o indicado é consumir cerca de 15g a 30g de algo que lhe dê combustível para a corrida de rua. E o ideal durante treinos e competições é que esse carboidrato seja de rápida absorção e de fácil digestão.

Assim, em geral, os corredores apostam nos géis de carbo, que contêm cerca de 20g de carboidratos de rápida absorção. Você sabia que existem alternativas naturais para repor o seu combustível?

As frutas, por exemplo, possuem uma série de macro e micronutrientes que são excelentes para a atividade física. Além de carboidratos, as frutas têm água, sódio, potássio, vitaminas, minerais e compostos antioxidantes, que podem ajudar a neutralizar os radicais livres produzidos durante e depois da corrida, além de aumentar as defesas antioxidantes e a imunidade.

É claro que aquilo que funciona para uns, pode não ser uma boa opção para outros. Por isso, antes de deixar o gel de lado é preciso que você experimente e avalie o resultado das alternativas naturais durante os treinos. A seguir, listamos oito opções de carboidratos, para que você mantenha energia na corrida de rua:

1. Uva passa

Ela pode beneficiar a performance e tem a vantagem de ser natural, ter um índice glicêmico menor do que o do gel de carboidrato e um sabor mais agradável, além do baixo custo e da praticidade.

2. Banana

Cheia de carboidratos, ela ainda tem uma boa dose de potássio e vitamina B6, sendo boa pedida, também, para evitar as câimbras. No pré-treino, ela ajuda a estocar carboidrato e no pós-treino auxilia a recuperar o potássio perdido na corrida de rua.

3. Banana desidratada

Com cerca de 15g de carboidrato, além de ser fácil de carregar por ser bastante pequena, é uma boa pedida para o uso durante os treinos.

4. Sumo de laranja

Excelente fonte de vitamina C, ele ajuda na recuperação muscular, além de ter ácido fólico, que mantem os níveis ideais de hemoglobina nas células vermelhas do sangue. Também de pectina, que ajuda no controle dos níveis de açúcar no corpo. Mas não coe o suco, pois os maiores benefícios da laranja estão concentrados no bagaço da fruta.

5. Barra de cereal

Outra fonte de carboidratos (uma unidade tem cerca de 15g desse nutriente), a barrinha de cereal pode ser uma boa alternativa ao gel, além de ser fácil de carregar. Mas opte por aquelas que não contêm chocolate em sua composição.

6. Melancia

A melancia tem carboidratos de alto índice glicêmico, que fornecem energia rapidamente ao corpo, além de ajudar na hidratação por conter muita água.

7. Caldo de cana

Ele recupera rapidamente o glicogênio muscular e deixa o músculo pronto para continuar firme na corrida de rua.

8. Água de coco

Considerada um isotônico natural, ela é rica em carboidratos e minerais como sódio, potássio e magnésio, que são perdidos no suor.

Fonte: Liane Schwarz Buchman, nutricionista da clínica Bodyhealth, unidade Bodytech Eldorado. SP

Related Posts

O pequeno almoço do corredor

Diz o ditado: "Acorda como um Rei, Almoça como um Príncipe e Janta como um...

Quer uma vida longa? Afaste-se destes alimentos

Conheça a lista de quatro alimentos que deve eliminar da sua alimentação caso queira manter-se...

Tudo sobre o Glúten

O que é glúten? Glúten é uma proteína composta pela mistura das proteínas gliadina e...

Leave a reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Preencha o campo *