Skip to main content

08 dicas para não perder o ritmo

Artigos, Corrida 0 Comment

cuidado-pés-corridaCorrer mais rápido ou mais lento nem sempre significa correr melhor. É preciso estar no ritmo certo..

1. Traçar uma boa estratégia é fundamental para conseguir manter o pace ao longo da prova. A táctica mais recomendada pelos treinadores é largar um pouco mais fraco e aumentar a velocidade de forma progressiva até entrar no ritmo certo. Para que tudo dê certo durante a corrida também é importante prestar atenção a alguns detalhes, a seguir.

2. Posicione-se na largada no local indicado para sua faixa de tempo. Largar muito atrás faz com que perca tempo e gaste mais energia para ultrapassar os atletas mais lentos. Largar muito à frente atrapalhará os mais rápidos (e o que não queremos para nós, não queremos para os outros…).

3. Procure participar de provas que contam com pacers (pessoas contratadas pela organização para completar a competição em determinado tempo).

4. Use amigos mais experientes ou seu treinador como coelho. Relógios com GPS e corredores virtuais também podem ajudar a alcançar o objectivo proposto.

5. Confira a cada marcação de quilometro se está correndo dentro do pace previsto. Se não quiser ficar fazendo contas, tente memorizar o tempo que deve passar a cada placa ou leve um papel com as parciais escritas.

6. Evite o tumulto nos postos de hidratação e procure sempre pegar água nas últimas bandejas, que costumam estar mais vazias.

7. Correr ouvindo música pode fazer você perder a concentração e atrapalhar o ritmo.

8. Em provas com muita subida é mais difícil manter o ritmo. Se o seu objectivo for melhorar o tempo, procure participar de competições com o percurso plano.

Fontes: Emerson Gomes, formado em educação física e desportos pela Universidade Santa Cecília (unisanta), coordenador técnico da MPR Assessoria desportiva; Greg Macmillan, ex-atleta profissional, formado em ciências biológicas pela universidade de minnesota (eua), diretor Técnico da mcmillan running company e treinador de atletas olímpicos; miguel sarkis, formado em educação física pela faculdade de santo André, certificado em atletismo pela federação internacional de atletismo (iaaf) e director técnico da assessoria esportiva miguel sarkis; Wanderlei de oliveira, coordenador técnico da assessoria desportiva run for life.

Fonte: www.webrun.com.br

Related Posts

Musculação x Pilates

A cada ano que se inicia, promessas das mais variadas surgem, inclusive aquelas relacionadas à...

Desafios de uma corrida de montanha

Ao conversar com um amigo sobre minha desmotivação nas corridas de rua, uma nova paixão...

07 dicas para melhorar tua natação

O desafio para o atleta que não tem um treinador são os vários estilos de...

Leave a reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Preencha o campo *