Skip to main content

08 dicas para não perder o ritmo

Artigos, Corrida 0 Comment

cuidado-pés-corridaCorrer mais rápido ou mais lento nem sempre significa correr melhor. É preciso estar no ritmo certo..

1. Traçar uma boa estratégia é fundamental para conseguir manter o pace ao longo da prova. A táctica mais recomendada pelos treinadores é largar um pouco mais fraco e aumentar a velocidade de forma progressiva até entrar no ritmo certo. Para que tudo dê certo durante a corrida também é importante prestar atenção a alguns detalhes, a seguir.

2. Posicione-se na largada no local indicado para sua faixa de tempo. Largar muito atrás faz com que perca tempo e gaste mais energia para ultrapassar os atletas mais lentos. Largar muito à frente atrapalhará os mais rápidos (e o que não queremos para nós, não queremos para os outros…).

3. Procure participar de provas que contam com pacers (pessoas contratadas pela organização para completar a competição em determinado tempo).

4. Use amigos mais experientes ou seu treinador como coelho. Relógios com GPS e corredores virtuais também podem ajudar a alcançar o objectivo proposto.

5. Confira a cada marcação de quilometro se está correndo dentro do pace previsto. Se não quiser ficar fazendo contas, tente memorizar o tempo que deve passar a cada placa ou leve um papel com as parciais escritas.

6. Evite o tumulto nos postos de hidratação e procure sempre pegar água nas últimas bandejas, que costumam estar mais vazias.

7. Correr ouvindo música pode fazer você perder a concentração e atrapalhar o ritmo.

8. Em provas com muita subida é mais difícil manter o ritmo. Se o seu objectivo for melhorar o tempo, procure participar de competições com o percurso plano.

Fontes: Emerson Gomes, formado em educação física e desportos pela Universidade Santa Cecília (unisanta), coordenador técnico da MPR Assessoria desportiva; Greg Macmillan, ex-atleta profissional, formado em ciências biológicas pela universidade de minnesota (eua), diretor Técnico da mcmillan running company e treinador de atletas olímpicos; miguel sarkis, formado em educação física pela faculdade de santo André, certificado em atletismo pela federação internacional de atletismo (iaaf) e director técnico da assessoria esportiva miguel sarkis; Wanderlei de oliveira, coordenador técnico da assessoria desportiva run for life.

Fonte: www.webrun.com.br

Related Posts

Quantos dias posso estar sem treinar sem perder a performance?

Esta é uma das dúvidas que muitos corredores desejam ver esclarecida. Para responder directamente: sim,...

Ter muita calma na hora certa

É da natureza dos corredores estabelecer objectivos. Baixar três minutos ao seu recorde pessoal dos...

Treino de força na areia

Com a chegada do verão um dos treinos que podemos adaptar e que se torna...

Leave a reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Preencha o campo *